quinta-feira, 7 de junho de 2012

Brincar


O Brincar como fio condutor.

   Vamos compreender o brincar juntos!
Vamos falar sobre uma das coisas mais gostosas da vida: brincar. Aliás, quando foi a última vez que você brincou? Feche seus olhos e tente resgatar uma lembrança gostosa da sua infância, em que somente momentos de alegria fizeram parte. Registre sua lembrança...
Se, ao conseguir resgatar uma lembrança, você sorriu, provavelmente foi porque uma cena comum de criança veio à mente. Seria uma brincadeira? Caso tenha sido, você teve a oportunidade de experimentar a ação mais característica da infância. O fato de a brincadeira ser uma atividade extremamente prazerosa, possibilitando encenações, faz de conta, mil descobertas, sem maiores cobranças nem hora certa para começar e terminar, encanta e contagia tanto as crianças quanto nós adultos. Quantas sensações produzidas e quanta energia depositada em uma simples brincadeiras ( que, na verdade sabemos não é tão simples assim!)

Pode – se dizer que a brincadeira é o trabalho da criança. É pela brincadeira que ela aprende a lidar com  algumas de suas emoções.
Esse tempo maravilhoso, de brincadeiras e muitas risadas, não precisa acabar, quando por exemplo, a criança ingressa na escola de educação infantil ( creche ). Pelo contrário, o espaço e o ambiente devem possibilitar a continuidade do processo lúdico das crianças. Percebemos que, com o passar do tempo, a espontaneidade das brincadeiras vai sendo substituída por horários, compromissos, responsabilidades e preocupações. Mas, mesmo assim, ainda conseguimos lembrar as brincadeiras as quais não víamos a hora de começar e não queríamos nunca que chegasse a hora de acabar.

Convido você a recordar mais um pouco?
·         Você, lembra das brincadeiras infantis das quais participava?


                                                                                                                                                           
Amarelinha
Bolinhas de Gude
Pega - Pega
Esconde - Esconde
Pula corda
·         De qual mais gostava?         
·         Você já ouviu a expressão “criança aprende brincando”? O que pra você quer dizer isto? De que forma isso acontece?   
 Com base nas sensações gostosas que as lembranças da infância nos causam, podemos compreender o significado do brincar e o quão importante este ato é na vida de uma criança. Pedrinhas são comidinhas de faz de conta, caixinhas de fósforo são potentes carrinhos, personagens fantásticos aparecem e até podem voar... Enfim, a criança brinca.
É na brincadeira que a criança libera e exterioriza sentimentos e tem mais possibilidades de expressar suas opiniões. Oportunidades de aprender a respeito e seguir regras também são garantidas, por isso podemos dizer que o brincar tem um papel fundamental e decisivo nas relações entre criança e adulto, entre criança e outras crianças e entre crianças e seu meio.


Mas o que acontece enquanto a criança brinca?


Lembrete importante, conselho para vocês, futuros educadores : Ao brincar a criança estará imitando o adulto mais próximo de sua convivência. E esse adulto poderá ser você! Então, procure estar bem atento á sua postura e tenha certeza de que terá um efeito muito maior do que suas palavras.

Mediante o ato de brincar, a criança torna – se ativa, criativa e também propensa a ser solidária e mais amável. É por meio da brincadeira que ela terá oportunidades de desenvolver potencialidades úteis para toda a sua vida, como comparar, analisar, nomear, medir, associar, calcular, classificar, compor, conceituar, criar e deduzir. Quanto aprendizado! O brincar oportuniza a socialização, pois a criança faz amigos, compartilha com eles, respeita as regras e normas estabelecidas e o mais importante: envolve – se na atividade pelo prazer que o brincar lhe concede, sem visar recompensas ou temer castigos. O desenvolvimento integral de uma criança agradece por todas as atividades lúdicas das quais ela participa, porque brincando, inconscientemente, busca sentido á sua vida.
Janet Moyles (2002,p.19 ) nos mostra que o brincar não é um ato exclusivo dos pequenos que não têm algo mais importante para fazer, mas que os seres humanos, em geral, e também os animais, “brincam” explorando e experimentando situações e propósitos diversos.

·         Assinale, abaixo, como você vê ou imagina o brincar da criança na sala de aula ou em outros lugares de uma escola de educação infantil:

(  )  Uma atividade para depois do término do trabalho pedagógico.

(  )  Uma atividade barulhenta, desorganizada e desnecessária.

( ) Uma atividade importante, que é realizada com intencionalidades e objetivos.

Se a alternativa escolhida foi a primeira ou a segunda, você precisa reavaliar as possibilidades que oferta para as rianças. Se assinalou a terceira resposta, provavelmente o brincar já faz parte do seu cotidiano.

VOCÊ SABIA ???
      O direito à brincadeira consta em diferentes leis e documentos. Você poderá encontrar suporte sobre o assunto no Estatuto da criança e Adolescente, nos RCNEI ( MEC, 1998) e na Declaração Universal dos Direitos da Criança.
                                                                                  

O ato de brincar não pode ser visto somente como uma atividade para as horas ociosas das crianças, ao contrário, todas as atividades elaboradas para e com as crianças deverão tornar – se uma grande brincadeira. O professor precisa estar convencido de que o brincar infantil tem um papel predominante no aprendizado e na exploração do mundo que cerca a criança. Caso contrário, terá dificuldades em criar formas satisfatórias para que o processo lúdico aconteça.

Depois de toda está reflexão responda.

·         O que significa brincar para você? 

·         Que tal planejar um momento específico para que familiares e crianças   “brinquem” juntos? Escreva o que você pensou:

Vamos aprofundar mais para melhor compreender !
Por que brincar? É que isso garante que o cérebro – e nas crianças quase sempre o corpo – fique estimulado e ativo. Isso, por sua vez, motiva e desafia  o participante tanto a dominar o que é familiar quanto a responder ao desconhecido em termos de obter informações, conhecimentos, habilidades e entendimentos. (MOYLES, 2002,p.20).
Infelizmente, ainda hoje encontramos, nas salas de aulas das crianças pequenas, atividades que não possibilitam o lúdico nem aprendizado algum. Lembra – se daqueles longos períodos em que as crianças passavam fazendo bolinhas de papel crepom para desenvolver a motricidade? Será que você já passou por isso?
   
Então responda:
Em que momento essa atividade promove a construção do conhecimento de forma lúdica e, em consequência, prazerosa para  a criança?

O tempo na criança na escola precisa se transformar em um grande momento de prazer, de satisfação; o fio condutor deve ser a brincadeira.

Referências
MOYLES, Janet. Só brincar? O papel do brincar na Educação Infantil: Tradução de Maria Adriana Veronese. Porto Alegre: Artmed, 2002.

2 comentários:

  1. Guiné -Bissau, capital Bissau. Sou Olimpia Enfanda estou a frequentar ja ultimo ano do curso da licenciatura em educação de infância na Universidade Católica de Bissau, sou Diretora do jardim Sao Jose de empantcha .gostei do vosso texto

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