domingo, 29 de abril de 2012

A descoberta do brincar

Brincar: o difícil trabalho de conceituação

      Apesar do aumento dos estudos sobre o tema BRINCAR, especialmente nos últimos 50 anos, provocado sobretudo pelos avanços na área da psicologia, há uma grande dificuldade em se conceituar o brincar, pois não existe entre os especialistas um consenso a respeito do assunto. A maior parte dos estudiosos prefere usar uma expressão mais ampla - atividade lúdica -, que acaba sendo sinônimo de jogar. Aos poucos o significado do termo passou a ser mais amplo, associando - se a ele a idéia de movimento, ligeireza e divertimento. assim, a extensão do vocábulo a partir do termo inicial é, hoje, ilimitada.É comum, portanto, que os termos brincar e jogar, dentro da língua portuguesa, sejam usados como sinônimos, significando divertimento, passatempo, zombaria.A palavra brincar, no entanto, só existe na nossa língua. Em outras idiomas, por exemplo, prevalece um único termo, que é o jogar, como se observa, por exemplo, em inglês ( play ) e emalemão ( spielen ).

 As razões para brincar

     Brincar faz parte da educação do ser humano, através do brincar as crianças aprendem a cultura dos mais velhos, se inserem nos grupos e conhecem o mundo que está a seu redor. Segundo Delors (2003), para se viver neste novo século e favorecer o desenvolvimento contínuo de cada ser humano, a educação deve estar assentada sobre quatro grandes pilares: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.
O brincar permite o exercício contínuo do aprender a conhecer, pois, brincando, a criança conhece o mundo nas múltiplas interações que estabelece com ele, uma vez que, para desenvolver - se,  é necessário que ela se envolva em atividades físicas e mentais. Aprende, também, a relacionar as coisas e a ir além dos princópios gerais que as envolvam. Constrói conhecimento e adquire novas informações. O brincar favorece a descoberta, uma vez que auxilia a criança na concentração, na observação, na percepção, na análise, no estabelecimento e no teste de hipóteses, fazendo com que descortine o mundo a seu redor e adquira competências e habilidades, pois o fazer também dependo do saber. Num mundo em que predominam o individualismo e a competitividade, um dos maiores desafios da educação consiste em aprender a viver junto, isto é, a conviver com os outros, de modo a diminuir os altos índices de violência e conflitos.

Na próxima postagem continuarei a falar das razões para brincar e brincadeira e criatividade: uma relação importante.

Até...   


Referências
DELORS, Jacques. A educação: um tesouro a descobrir. Lisboa: Asa, 2003.

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